Perguntas Frequentes

Com nossas Perguntas Frequêntes você consegue tirar suas dúvidas e conhecer melhor sobre como são feitas as instalações, medições e muito mais.

Como é realizada a medição individual por rádio frequência?

Os hidrômetros e os gasômetros possuem um dispositivo de rádio acoplado, que acumula a contabilização dos litros de água e gás que passam pelo medidor.  Na data da leitura nosso técnico, nas áreas comuns do Condomínio, aciona nosso coletor móvel e uma antena Bluetooth, que colhem dos dispositivos os índices de leitura, sem acesso às unidades.

Antes da instalação há algum teste para aferir os medidores?

Pelas Normas do Inmetro todos os medidores devem passar por um teste de aferição inicial em bancada de laboratório certificado antes de sua instalação. Somente medidores aprovados pelo Inmetro podem ser instalados.

Edifícios antigos podem ter a cobrança individualizada?

Os edifícios entregues antes de 2001 costumam apresentar diversas prumadas de água em cada unidade residencial. Nesse caso é necessário instalar um hidrômetro em cada prumada abrindo-se um vão de dimensões aproximadas de 20 x 30 cm para localizar a tubulação. Os vasos sanitários com descarga acionada por válvula hydra precisam ser substituídos por vasos com caixa acoplada antes da instalação dos hidrômetros individuais.

As leituras por radio frequência podem sofrer interferência de outros aparelhos?

Não, os dispositivos de rádio são certificados pela Anatel e não sofrem nem provocam interferência alguma.

Como é feita a cobrança do consumo individual de água?

Há 2 métodos tradicionais:

– Tabela da Concessionária: aplica-se a tabela escalonada ao consumo de cada unidade;

– Aplica-se o valor do m3 cobrado no mês na conta da Concessionária (valor da conta coletiva dividido pelo consumo coletivo).

 

Cabe ao Condomínio optar por um ou outro método.

Unidades com menos moradores podem consumir mais do que unidades com mais moradores?

Sim, o consumo de água e gás não é necessariamente proporcional ao número de moradores na unidade. Capacidade do aquecedor, tempo de duração dos banhos, frequência da diarista, frequência e duração da utilização dos aparelhos influenciam no consumo individual.

Qual o vilão do consumo de água em apartamento?

Sem dúvida é o banho. O aquecedor deve estar regulado a uma temperatura de 37 graus e o banho tomado rapidamente abrindo-se apenas o registro de água quente.

O consumo em residências costuma ser diferente do consumo em apartamentos?

O consumo nos apartamentos é maior do que nas residências porque nos Edifícios a pressão da água é muito maior.

Se os roletes do marcador do hidrômetro estão girando sem consumo o aparelho está com defeito?

Não, quando isso ocorre existe vazamento na unidade.

Se a unidade está vazia pode ser cobrado pelo consumo de água?

Sim, se o método de cobrança for a tabela da Concessionária existe um valor fixo de cobrança mesmo que o consumo seja zero.