Glossário dos Termos mais Utilizados

Glossário dos Termos mais Utilizados

A

ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas. É o órgão responsável pela normatização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Administradora de Condomínio: empresa responsável pela Gestão das contas, documentos e prestadores do Condomínio.

Alarmes: alertas emitidos pelo Sistema Metragen de Gestão que indicam vazamentos, tentativas de fraude, medidores travados, vida útil da bateria, dentre outros.

ANA: Agência Nacional das Águas.

Anatel: Agencia Nacional de Telecomunicações, que regula os testes e aprovação dos dispositivos de radio dos medidores.

Antena PRT: antena que colhe as leituras enviadas pelos dispositivos de radio dos medidores e as transmite via Bluetooth ao coletor móvel.

Aparelho sanitário: designação genérica para as bacias sanitárias, pias, lavatórios, lavadoras, banheiras de hidromassagem, etc.

Aquecedor de acumulação: reservatório no qual a água acumulada é aquecida.

Aquecedor de passagem: aparelho que aquece a água quando de sua passagem, sem necessidade de acumulação.

 

B

Barrilete: Conjunto de tubulações localizadas abaixo de reservatório superior do qual derivam as prumadas de abastecimento de água fria de um Edifício.

Bluetooth: tecnologia de recepção de dados pela Antena PRT.

Boletim: informativo enviado mensalmente por email aos condôminos que detalha todos os índices de leitura, consumos, históricos, data de leitura e período considerado. Ferramenta que permite ao condômino a auditoria de seus consumos.

 

C

Certificado de aferição inicial: atestado emitido pelos laboratórios certificados pelo Inmetro com os resultados de ensaios de calibração inicial dos hidrômetros e gasômetros.

Coletor móvel: equipamento levado pelo leiturista que recebe da antena PRT os dados colhidos dos medidores.

Concessionária: empresa responsável pela distribuição de Água, Gás ou Energia elétrica, seu tratamento e fornecimento conforme padrões técnicos, físico e químicos pré-definidos.

Consumo: volume de Água ou Gás utilizado durante determinado período de tempo. É calculado através da diferença de leituras apontadas pelo medidor no período.

Consumo Áreas comuns: é obtido pela diferença entre o consumo apurado pela Concessionária e a somatória do consumo individual.

Consumo consciente: consumo responsável através da aplicação dos conceitos do uso racional da água, otimizando o uso da Água e evitando desperdícios.

 

D

Diehl Metering: empresa francesa fabricante de hidrômetros e tecnologia via radio para leitura remota, parceira da Metragen desde 2006. Antiga Sappel do Brasil.

Dispositivo de radio: equipamento que acoplado ao medidor permite a coleta dos dados de leitura por telemetria via radio.

 

E
F

Frequência: A frequência dos dispositivos de radio é 434 MHz.

 

G

Gasômetro: equipamento que mede o consumo de Gás.

GPRS: General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio. GPRS é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados, facilitando a comunicação e o acesso a
redes.

 

H

Hidrômetro: equipamento que mede o consumo de Água.

 

I

Inmetro: Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial, que normatiza e fiscaliza a fabricação dos medidores.

Izar: dispositivo de radio que acoplado ao medidor o transforma em sofisticado equipamento para leitura remota via radiofrequência.

Izar CP: dispositivo de radio do hidrômetro.

Izar DP: dispositivo de radio do gasômetro.

 

 

J
K
L

Lacre: dispositivo instalado nos medidores após a calibração inicial que garante que o equipamento possui a mesma configuração inicial aprovada pelo Inmetro.

Leitura: índice de consumo acumulado apontado pelo medidor.

Leitura analógica: leitura do medidor tomada de forma presencial.

Leitura remota: leitura do tomada de forma remota através de uma tecnologia.

Leiturista: profissional que colhe a leitura dos medidores de forma presencial ou remota.

 

M

Macromedição: é o total de medições realizadas no sistema público de abastecimento de água.

Medição: é o conjunto de operações que tem por objeto determinar o valor de uma grandeza.

Medição Individual: é a setorização do consumo de Água ou Gás com a instalação de pelo menos um medidor na unidade habitacional, que viabiliza a medição do volume consumido.

Medidor primário: medidor principal da Concessionária de Água ou Gás, que tem como função realizar a medição do fornecimento de forma coletiva.
Medidor secundário: é o medidor individual.

Medir: é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão.

Metal sanitário: são os registros, torneiras, chuveiros, válvulas de descarga, misturadores, etc.

Metragen: empresa prestadora de serviços de medição individualizada desde 2001.

Micromedição: é a medição do consumo realizada diretamente no ponto de utilização do usuário final.

 

N

Norma Técnica: é um documento, normalmente produzido por um órgão oficial creditado para tal, que estabelece regras, diretrizes ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.

 

O
P

Pegada hídrica: é o volume de água potável utilizado para fabricar um produto, medido no local onde o produto foi efetivamente produzido. Refere-se à soma do uso da água nas várias etapas da cadeia de produção. O mesmo que “quantidade de água virtual”.

Planilha: relatório mensal enviado ao Condomínio com o resumo das leituras, consumos e valores das contas individuais.

Prumada: tubulação vertical do Edifício que abastece os ramais das unidades.

 

Q
R

Ramal: tubulação horizontal que abastece as unidades. É no ramal que se instala o medidor individual.

Radiofrequência: tecnologia precisa de coleta de leitura dos medidores.

 

S

Sappel do Brasil: empresa francesa fabricante de hidrômetros e tecnologia via radio para leitura remota, parceira da Metragen desde 2006. Atual Diehl Metering.

Sistema Predial de Água: é o conjunto formado pelas tubulações, reservatórios, equipamentos e dispositivos que permite o abastecimento de água e o uso de cada um dos pontos de utilização como torneiras, chuveiros, bacias sanitárias, lavatórios, banheiras, etc.

Submedição: é o volume de água não contabilizado pelo hidrômetro em razão da perda progressiva de sua sensibilidade em função do tempo de utilização.

Sub ramal: tubulação vertical que liga o ramal ao ponto de utilização.

 

T

Taxa condominial: é a relação de despesas comuns do Condominio rateadas mensalmente entre os condôminos.

Telemetria: coleta de dados à distância.

Teste de aferição: teste inicial realizado nos medidores em bancada especializada certificada pelo Inmetro para calibração inicial do equipamento de acordo com as normas técnicas.

 

U

Uso Racional da Água: conjunto de medidas e diretrizes adotadas para redução do desperdício de Água em todos os setores de sua utilização.

 

V

Válvula redutora de pressão: aparelho instalado na rede hidráulica de edifícios altos que reduzem a pressão e ajudam a evitar os danos causados pela pressão elevada na rede.

Vazão: volume de fluido que passa na tubulação do Edifício em determinado período de tempo. Pode ser apresentada em m3/hora e litros/minuto.

 

W

Walk by: modelo de leitura remota dos medidores em que o leiturista, com um coletor móvel e uma antena Bluetooth, colhe as leituras dentro do Condomínio ou pela rua, próximo a ele.

 

X
Y
Z