Como Se Faz para Ler o Medidor

Como Se Faz para Ler o Medidor

Como Se Faz para Ler o Medidor

Os mostradores analógicos dos hidrômetros e dos gasômetros instalados pela Metragen sempre apontam as leituras de forma acumulada.

Os medidores possuem de seis a oito dígitos, porém a leitura é tomada sempre considerando-se:

– os dígitos com fundo na cor preta representam os metros cúbicos (m3)

– os dígitos com fundo na cor vermelha representam os litros (l)


Leitura deste medidor = 258 m3 + 198 litros = 258,198 m3

 

Observação: caso o medidor possua 6 dígitos a leitura será 0258,19 m3  que  representa 258m3 + 190 litros.

Calcular o consumo

Nenhum medidor de Água ou Gás possui dispositivo que zera as leituras; elas serão sempre acumuladas.

O consumo é calculado pela diferença entre duas leituras qualquer que seja o período de consumo considerado (leitura final – leitura inicial).

Por exemplo:

Consumo = 388,798 – 378,576 = 10,222 m3

Conferir as leituras

Agora que você sabe identificar a leitura analógica de seu medidor aproveite para conferir mensalmente a correção da leitura remota via radio colhida pela Metragen e que define o seu consumo mensal.

Auditando as leituras você saberá que os índices individuais apontados pelo sistema de medição da Metragen refletem  o consumo real e efetivo de sua unidade.

Seu boletim informativo apresenta a data da próxima leitura via radio. Nesta data anote a leitura analógica de seus medidores e quando receber o próximo boletim verifique se  a leitura analógica que você anotou está próxima da leitura remota colhida via radio apontada no boletim.

Se você colheu a leitura analógica no mesmo momento em que nosso leiturista realizou a leitura via radio,  elas deverão ser coincidentes. Tomada um dia antes ou depois, a leitura analógica  estará na mesma grandeza da leitura via radio mas não coincidente.

A coincidência ou proximidade das leituras via radio e analógica indica que seus equipamentos estão sincronizados e a medição de seu consumo está sendo realizada de forma correta.